2

O Tamanho Ideal de Um Artigo de Blog

Neste artigo vou continuar a explorar o tópico do conteúdo de qualidade, com outra questão que gera constante debate na blogosfera - o tamanho ideal de um artigo de blog.

Podemos olhar para essa questão de inúmeras maneiras:

Tempo de Atenção do Leitor

Está amplamente documentado que o típico utilizador de internet tem um tem tempo de atenção curto, no que diz respeito a ler conteúdo online.

Vários estudos, mostram que um internauta permanece em média entre 63 a 96 segundos num blog. Seja qual for o número, uma coisa é certa - geralmente não é muito tempo.

Como resultado, muitos bloggers optam por criar conteúdo cuja dimensão se adapta a tempos de leitura curtos.

​SEO (Search Engine Optimization)

​A maioria dos especialistas em Search Engine Optimization (SEO), defende que artigos longos se posicionam melhor nos motores de pesquisa.

A justificação dada, é que o Google e os outros motores de pesquisa valorizam o conteúdo útil, bem documentado e que demonstra cuidado ao ser criado.

Ninguém sabe exatamente qual o número ideal de palavras de um artigo, mas a grande maioria afirma que artigos acima das 1.000 palavras recebem mais carinho dos motores de pesquisa.

​Quantidade de Artigos

Existe a teoria de que criares artigos curtos, permite que consigas uma maior frequência de publicação, e que quanto mais artigos escreveres mais facilidade tens de ganhar audiência através dos motores de pesquisa.

Esta estratégia é bastante usada por exemplo, por sites de tecnologia e de review de jogos.

Se reparares, esses sites possuem um número bastante elevado de artigos curtos que compõem a maioria do seu conteúdo.

​Tópico/Género

​O tipo de artigo que estás a escrever vai muitas vezes determinar o seu tamanho. Por exemplo, se escreveres uma review de um produto, geralmente crias um artigo maior do que se escreveres um artigo do tipo notícia, onde vais tentar ser mais direto e vais linkar para o que outra pessoa escreveu (fonte).

​Abrangência do Tópico

​Em última análise, este tem que ser o principal critério do blogger.

Li algures num blog, que deves escrever o suficiente para abordar o tópico exaustivamente e depois parar.

Artigos longos, só para dizer que têm muitas palavras não é uma boa estratégia - mas também não o é, escrever artigos curtos que abordam de muito ao de leve o tópico em questão.

​No final, tens que ser tu a decidir o que é melhor e encontrar o teu próprio caminho.

Eu, aqui no Academia de Bloggers pelo menos por agora, optei por escrever artigos mais longos de modo a abordar exaustivamente os tópicos de que pretendo falar. Não quer dizer que no futuro, não venha a introduzir artigos mais curtos...

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...

  • Maria Abreu

    Ótimo artigo! Eu normalmente opto pelo equilíbrio, artigos com conteúdo mas não tão longos que
    cansem o leitor.

    • Olá Maria,
      obrigado pelo cumprimento e por comentares aqui no blog.

      Relativamente ao artigo, é como eu digo no final “…tens que ser tu a decidir o que é melhor e encontrar o teu próprio caminho”, e esse caminho é aquilo que aches que é melhor para ti e mais importante que isso, o que é melhor para a tua audiência.

      No final do dia, são eles que decidem aquilo que pretendem!