2

Quantas Vezes Devo Publicar no Meu Blog?

​Esta é uma das questões que é colocada mais frequentemente por quem está a começar um blog e talvez aquela que tem mais opiniões divergentes.

​Devo publicar diariamente no blog? Uma ou duas vezes por semana? Ou mensalmente?

​A verdade é que não existe uma resposta certa ou errada. Cada blogger tem objetivos diferentes, escrevem em nichos diferentes e até têm habilidades diferentes no que diz respeito à criação de conteúdo.

​Quando surgiram os primeiros blogs, escrever diariamente era quase obrigatório. Havia muito pouca informação disponível e as pessoas andavam havidas de conteúdo e de querer aprender coisas novas, e por isso salivavam por publicações diárias.

​Nos últimos anos tem-se verificado uma mudança no mundo dos blogs. Cada vez mais, os bloggers influentes estão a afastar-se de publicar diariamente – e asseguram a quem os segue que não é necessário publicar com tanta frequência para se conseguir ter sucesso.

​Hoje em dia existe muito ruído a ser gerado com tantas fontes de informação o que leva a que as pessoas comecem a ficar cansadas e procurem outro tipo de blogging…aquilo que chamo de “slow blogging”.

​Mas não descartes ainda a ideia de publicar diariamente.

​Porque é Que Publicar Diariamente Pode Funcionar Para Ti?

​Se tens um blog focado em notícias ou o teu nicho evolui rapidamente, então se escreveres só uma vez por semana não vai funcionar para ti pois vais ficar para trás e não vais conseguir servir a tua audiência da melhor maneira.

​Outra razão diz respeito a alguns bloggers – e tu podes ser um deles - necessitarem de uma rotina estável. Se o teu objetivo é publicar uma ou duas vezes por semana e dás por ti a publicar só uma ou dua vezes por mês, então se calhar podes achar mais fácil publicar diariamente. Assim, podes construir um hábito de escrita.

​Também, se tens como objetivo fazer crescer o teu blog rapidamente ou se o teu modelo de monetização exige muito tráfego, publicar diariamente pode beneficiar-te e muito, pois ao criares grandes quantidades de conteúdo este, à medida que vai sendo indexado no Google, vai criando mais portas de acesso ao teu blog que vão permitir ao leitor encontrar-te com mais facilidade.

​Porque é Que Um Ou Dois Artigos Por Semana é Geralmente Melhor?

​Eu como leitor, prefiro ler um artigo por semana que seja bem escrito, que me ensine algo ou que me resolva um problema, do que ter um artigo por dia só para dizer que se publica diariamente, e que vai acumulando no meu leitor RSS.

​Como blogger, pretendo ser considerado uma autoridade no meu nicho, preferindo escrever uma vez por semana para conseguir criar artigos bem investigados, profundos e fundamentados, que resolvam os problemas da minha audiência.

​Publicar uma ou duas vezes por semana é também o ideal para quem tem dificuldade em criar conteúdo sobre pressão e, não consegue lidar com a obrigatoriedade de ter que publicar artigos todos os dias no blog.

​Outra razão para se optar por uma publicação menos frequente, é a possibilidade de interagir mais com a comunidade. Ao publicares uma ou duas vezes por semana, tens mais tempo para comunicar com a audiência, responder a comentários e até publicitar o teu conteúdo em outros locais, permitindo angariar mais leitores e assim conseguir um crescimento mais sustentado para o  teu blog.

​Encontra a Tua Rotina De Publicação

​Como bloggers, todos nós temos habilidades diferentes, personalidades diferentes e até constrangimentos de tempo e energia diferentes.

​Não te forces a usar uma rotina de outra pessoa. Lá por outro blogger escrever diariamente e ter sucesso, não quer dizer que a mesma rotina vá funcionar para ti. Mantém-te fiel aos teus princípios.

​Encontra o teu equilíbrio. Analisa os teus pontos fortes e as tuas fraquezas e parte daí.

​Lembra-te, não existe uma resposta certa ou errada para a quantidade de vezes que tens que publicar no teu blog. Tu decides conforme te sentires mais confortável, conforme aches que funcione para ti.

​Encontra um calendário de publicação que te sirva a ti e à tua audiência. Essa é a parte mais importante da criação de uma comunidade à volta do teu blog.

​Para Finalizar

​A tua frequência de publicação depende da tua personalidade e dos teus objetivos.

Se pretendes um crescimento rápido ou estás num nicho que está em constante evolução, então o melhor é optares por publicar diariamente.

​Se ambicionas ser considerado uma autoridade no teu nicho e pretendes ter um crescimento sustentável ao longo do tempo, então se calhar publicar uma ou duas vezes por semana poderá ser a melhor opção para ti.

​Ter um blog não deve ser um fardo. Se a tua frequência de publicação não está a funcionar para ti, provavelmente não está a funcionar para os teus leitores também.

Analisa bem a tua rotina de publicação e verifica se queres fazer alguma mudança—ah…e deixa um comentário abaixo para sabermos aquilo que decidiste.

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...

  • Artigo mais do que útil! Eu optei por escrever pelo menos 2 artigos por mês, só publiquei vários artigos no lançamento do blog.

    • Matheus,
      ainda bem que achaste util. Fico contente por isso.

      Como eu digo no artigo, não há uma resposta certa ou errada para a quantidade de vezes que devemos publicar nos nossos blogs.

      Claro que há nichos que têm uma necessidade de ter posts todos os dias, pois evoluem muito rápidamente, mas existem outros também que vivem bem só com 1 ou 2 posts por semana.

      Aqui o importante é a pessoa sentir-se confortável com a sua rotina de publicação e também tentar saber se a sua audiência se sente confortável também! Defendo que devemos sempre consultar os nossos leitores para assim conseguirmos os servir cada vez melhor.

      1 grande abraço