2

Princípios Básicos de Design Para Blogs

Agora que tens um blog (ou pelo menos a ideia do que queres), e um local para criá-lo, é altura de começar a pensar sobre a sua aparência.

Um bom design faz com que um produto seja útil e fácil de usar, enquanto um mau design torna um produto difícil de usar e sem utilidade nenhuma.

Na internet, o design ajuda os leitores a usar, ler e a entender o conteúdo do teu blog. Um blog com um bom design faz com que o utilizador navegue facilmente, e encontre as respostas que procura de uma forma rápida e eficaz.

Posto isto, aqui ficam algumas estratégias que podes usar para criar o design do teu blog e torná-lo "user friendly"

1. A simplicidade é o segredo​

Quer estejas a criar a tua página principal, o teu menu de navegação ou o teu conteúdo, mantém a coisa simples. Não tornes difícil aos teus visitantes encontrar aquilo que estão a procura. Se queres que os teus visitantes cliquem num botão ou deixem o seu email, não os faças fazer scroll até ao fundo da página para isso. Torna o processo fácil e simples.

​Se tens algum objetivo em mente, podes até convidar os visitantes a fazer algo assim que eles chegam ao teu blog. Isso sim é simples.

2. Cria conteúdo curto e conciso

O conteúdo curto é mais fácil de ler e consegue mostrar o teu ponto de vista rapidamente. Vês?

3. Elabora uma hierarquia de cabeçalhos

Cria uma hierarquia de cabeçalhos consistente. Em HTML, essa hierarquia é representada por H1, H2, H3, e por aí adiante. Estes cabeçalhos comunicam a estrutura do teu conteúdo, ajudando os leitores a entender como este está organizado. Pensa nesta estrutura quando estiveres a escolher o tamanho da tua fonte, de modo a que um cabeçalho H3, não pareça visualmente mais destacado do que o seu pai, o cabeçalho H2.

4. O espaço em branco é teu amigo

Dá algum espaço entre linhas de texto, e define margens em ambos os lados das tuas páginas de modo a evitares que o teu conteúdo se extenda muito e se torne difícil de ler. Deixa também algum espaço em redor das imagens. Estas estratégias, permitem ao visitante organizar-se visualmente e percorrer o ter conteúdo mais facilmente.

5. Vamos falar em cores

Escolhe uma cor primária para ser a base do teu design. Depois, escolhe uma cor de contrastre para dar destaque a botões importantes e a outros elementos. Explora diferentes combinações de cores e encontra aquelas que funcionam bem juntas.

6. Convida o visitante ficar

Por vezes os visitantes entram diretamente na tua página principal, mas na grande maioria dos casos ele aterra em outra página do teu blog pois vem direcionado dos motores de pesquisa ou de um link de outro site. Fornece links e recomendações no teu conteúdo de modo a sugerir novas páginas a ler. Convida os leitores a permanecerem mais tempo e conhecerem melhor o que o teu blog tem para oferecer.

Elementos Essenciais a Incluir No Design do Teu Blog

Depois de teres decidido as cores, as hierarquias de cabeçalhos e o tipo de fonte, é altura de pensar sobre que elementos vais incluir no design do teu blog. Na minha opinião, existem alguns elementos que são essenciais estarem presentes em qualquer blog.

1. Menu de navegação

Este é um dos elementos mais importantes de um blog. Vais criar excelente conteúdo e consequentemente vais querer que as pessoas encontrem esse conteúdo. Um menu de navegação é a melhor maneira de as pessoas navegarem pelo teu blog de forma simples e organizada. Inclui no menu uma opção arquivos, e assim garantes que os teus visitantes têm acesso ao teu conteúdo mais antigo e que está enterrado nas catacumbas dos teu blog.

2. Sidebar

Um sidebar é uma área que podes usar para incluir a tua bio e para promover produtos ou serviços. Incluir a tua bio no sidebar vai fazer com que esta apareça em todas as páginas do teu blog, ajudando assim a criar uma relação de proximidade com a tua audiência.

Além disso, se estás a tentar que os teus visitantes voltem mais vezes, um sidebar é quase uma necessidade. Porquê? Porque no sidebar podes colocar links para os teus perfis das redes sociais, bem como adicionar uma caixa de recolha de emails.

3. Página Sobre Mim

Todos os blogs deveriam ter uma página sobre mim, onde as pessoas podem encontrar mais informações sobre a ti e sobre qual é a missão do teu blog. Isto ajuda a criar relacionamentos e a mostrar que existe uma pessoa real por detrás do blog.

4. Página de contacto

A página de contacto do teu blog deverá ter o teu endereço de email ou um formulário onde as pessoas podem colocar as suas dúvidas e questões. Assim como a página sobre mim, ajuda a mostrar que o blog é dirigido por uma pessoa de carne e osso. Adicionalmente podes incluir alguns links dos teus perfis das redes sociais.

Existem muitas maneiras de criar o design do teu blog. O importante é que cries algo que gostes e acima de tudo, algo que ajude quem visita o teu blog a ter uma boa experiência.

Experimenta várias ideias que possas ter. O design do teu blog é um processo que vai estar em constante evolução.

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...

  • Telmo

    Nuno, apesar de (ainda) não ser blogger gostei muito do artigo, útil, bem sistematizado e ajuda a perceber as funcionalidades que existem! Até de um ponto de vista de utilizador que é o meu caso. Gostei tanto deste como do anterior. Fiquei com água na boca para conhecer ainda mais potencialidades!

    Obrigado, Telmo.

    • Olá Telmo,
      obrigado pelas tuas palavras. Fico contente por teres gostado.

      Pode ser que ainda te convença a criares um blog e a trazer-te para o “dark side” 🙂

      Abraço