2

5 Razões Porque o Teu Próximo Blog Pode Falhar

Acabaste de ter uma ideia para um novo blog, e achas que é a melhor ideia que alguma vez já tiveste. Não consegues parar de pensar noutra coisa. Acordas e deitas-te a pensar nessa ideia.

​Decides avançar e investes tempo e esforço a tentar implementa-la, mas de repente, perdes o interesse e paras! Isto soa-te familiar?

Não desesperes, o que acabei de descrever acontece com frequência entre os aspirantes a bloggers.

A maior parte das vezes deve-se aos seguintes 5 pensamentos que navegam aleatóriamente pelos nossos cérebros.

​#1. "Não Estou a Chegar a Lado Nenhum"

​Trabalhas horas e horas a fim, investes tempo e esforço, mas quando olhas para aquilo que foi feito, parece que ainda não atingiste nada, que não estás a chegar a lado nenhum.

  • ​Parte o teu objectivo final em mini-objetivos: Ao teres pequenas metas mensuráveis vai fazer com que tenhas uma sensação de satisfação sempre que ultrapassas uma etapa. À medida que vais completando os teus mini-objetivos, sabes que estás mais próximo do teu objetivo principal.

#2. "Não Sei o Que Fazer a Seguir"

​Tens um objetivo global, uma visão clara daquilo que pretendes atingir, mas estás tão focado na meta final que por vezes te perdes pelo caminho e não consegues identificar qual o passo seguinte que deves dar.

  • ​Coloca tudo no papel: Cria um mapa mental numa folha e relaciona todas as tuas ideias. Eu sempre que estou perdido, sem saber o que fazer a seguir, transfiro as minhas ideias para uma folha de papel e começo a tentar organiza-las de modo a criar uma sequência lógica que possa seguir.
  • Investiga, lê e aprende: Procura no google, o mais provável é que alguém já tenha tido um problema parecido com o teu ou que já tenha estado numa situação idêntica e tenha conseguido de alguma maneira ultrapassar o obstáculo.
  • Pede ajuda: Não é nenhuma vergonha pedir auxílio (se queres ter sucesso, começa desde já a perder a vergonha). Eu pessoalmente já enviei vários emails a pedir aconselhamento e ajuda em diversos assuntos. A alguns obtive resposta, a outros não. Mas aqueles a que obtive resposta, ajudaram-me a avançar, a decidir. Se não pedires, se não deres esse passo, aí podes ter mesmo a certeza que ninguém te vai ajudar mesmo. Se quiseres, podes começar por enviar-me um email se necessitares de ajuda em algo. Prometo que vou responder.

#3. "Perdi o Interesse"

​Por vezes, algures no tempo, deixamos de ter presente qual a razão que nos levou a avançar com o nosso blog e deixamos de ter visibilidade dos motivos pelos quais nos levaram a trabalhar no duro.

  • Para e rebobina: Volta atrás ao momento em que tiveste a ideia para o teu novo blog. O que o tornava tão excitante? O que fez com que te sentisses motivado para avançar? Deve ter havido alguma motivo, certo? Foi o facto de poderes vir a ganhar muito dinheiro? ou simplesmente porque a achaste que o teu blog ia resolver o problema de um grupo de pessoas. Seja qual for a razão, tenta ter sempre presente o motivo que te levou a avançares no inicio.
  • Procura frases famosas que te motivem: Eu tenho anotado num carderno uma série de frases motivadoras de pessoas que respeito. São frases que de uma maneira ou outra, quando as leio me fazem sentir cheio de energia e de vontade de ultrapassar todos os obstáculos. Sempre que sinto que estou a perder o interesse ou que a chama se está a apagar, perco uns minutos a ler as frases do caderno.
  • Lê um livro inspirador: Para mim os livros que me costumam inspirar são biografias de pessoas de sucesso. Normalmente nessas biografias vemos o "filme" quase todo. Não só o sucesso, mas muitas vezes a dedicação o trabalho e os obstáculos ultrapassados. Essas histórias podem ser bastante motivadoras. Eu neste momento estou a ler "Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the Quest for a Fantastic Future"
  • Faz uma pausa: Por vezes pomos tanto esforço e pressão sobre o que estamos a fazer que ficamos esgotados, chegando a um ponto que quase já não conseguimos ver nada à nossa frente. Para, tira um dia para descansar sem pensares no projeto. A maioria das vezes é o que basta para quando voltarmos termos outra perspectiva do trabalho que temos pela frente.

#4. "Afinal a Minha Ideia Não é Assim Tão Boa"

​Todos nós temos momentos em que duvidamos das nossas próprias capacidades. Começamos cheios de energia e gás, a achar que o nosso novo blog é o melhor do mundo, mas à medida que vamos avançando no tempo e nos vamos deparando com as dificuldades, vamos começando a duvidar das nossas próprias capacidades. Eu então, sou o principal exemplo disso.

  • ​Pensa positivo: Tão simples como isso. O que é que adianta estares a pensar que o teu blog é uma porcaria? Nada! Eu sinceramente acredito que os pensamentos das pessoas têm influência direta nas suas vidas. Pensa positivo e coisas positivas vão começar a acontecer.
  • Acredita em ti: Se não tentares e não deres uma oportunidade à tua ideia, de certeza que ela nunca vai se vai transformar num grande blog. Confia em ti e acredita nas tuas capacidades, se acreditares que o teu blog não é bom, de certeza que não vais conseguir implementa-lo com sucesso
  • Achas que a tua ideia não é boa? Pensa 2 vezes: em 1975 um homem chamado Gary Dahl, estava num bar a ouvir os amigos a queixarem-se sobre os seus animais de estimação. Ao ouvir aquela conversa, gozou com os amigos dizendo que uma rocha seria o animal de estimação perfeito. Não necessitava de ser alimentado, lavado, tratado e não acima de tudo não era desobediente. Com isso em mente, avançou com a ideia de criar um animal de estimação a partir de uma rocha. Para tornar a história curta, Dahl vendeu 1.5 milhões de rochas como animais de estimação a 4 dólares cada, e tornou-se milionário. Lá se vai o argumento "ideia estupida!!!" Se tiveres interessado, podes ler a história completa aqui.

#5. "Encontrei uma pessoa que está a fazer algo similar, e bem melhor"

​Vou ser claro. Hoje em dia é quase impossível ter uma ideia totalmente inovadora e que ainda não tenha sido implementada. Isto é ainda mais verdade, quando falamos de blogs.

E desde quando, haver uma ideia similar é problema? Quanto muito é a validação que a tua ideia é mesmo boa é que há mercado para ela.

  • ​O exemplo dos blogs de fitness: Quantos blogs de fitness existem? Milhares, de certeza absoluta. Agora pensa o seguinte, como é que tantos blogs de fitness conseguem ter audiência e até serem lucrativos? A resposta é simples: Porque é um bom negócio. Se implementares uma ideia que já existe e que é uma ideia de sucesso, o mais provável é que consigas ter sucesso também.
  • Torna-a melhor: Porque é que alguém visitará o teu blog, comprará o teu produto ou contratará o teu serviço e não o da concorrência? Tens que entender o seguinte, se as pessoas vêm ter contigo é porque tu ofereces algo diferente, algo melhor. Talvez seja a maneira como escreves no teu blog, talvez seja o tipo de abordagem que tens ao tópico, ou talvez seja porque ofereces algum bónus que mais ninguém oferece. Aqui a questão é a seguinte, se fores igual a todos os outros, vais-te perder na multidão, se fores diferente vais-te destacar.

Para Finalizar

​Eu acredito verdadeiramente que a maioria dos blogs fica pelo caminho, não pelo facto de serem más ideias, mas sim devido a estes 5 pensamentos que mencionei acima.

É uma realidade que existem más ideias, mas mesmo uma má ideia pode vir a ter sucesso se tivermos a mentalidade e a motivação certa.

​Quando tens uma ideia para um novo blog e estás a tentar implementa-la, costumas ter algum destes pensamentos? Gostaria de saber nos comentários o que constumas fazer para ultrapassar estes obstáculos mentais.

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...

  • SantOOs

    olá Nuno, Excelente artigo e muito útil. Uma bússola que têm de fazer parte da nossa bagagem da nossa mala.
    Referes muitas coisas que parecem de simples aquisição mas são muito difíceis. são referências que demoraram anos ou mesmo nunca se apercebem e aqui aparece tudo condensado. Abraço,

    • Olá,
      escrevi este artigo porque estas situações acontecem-me muitas vezes no meu percurso de empreendedor.
      As dicas que deixei aqui, são dicas que a mim já me ajudaram e continuam a ajudar muito. Não tenhas dúvidas que todos nós, nos nossos projetos, passamos por momentos dificeis, de desânimo, mas se tivermos a atitude certa e conseguirmos aplicar algumas destas estratégias torna-se mais fácil avançarmos e termos sucesso.

      Obrigado por comentares.

      Abraço