2

Ninguém Lê o Teu Blog? 9 Estratégias Para Mudar Isso

Este é um dos problemas mais comuns que quem está a começar um blog tem.

​Mesmo quando fazes tudo o que deves fazer bem (como escrever conteúdo épico que resolve problemas) parece que só consegues atrair algumas migalhas de tráfego.

​Mas qual é a razão para isso acontecer?

​Neste artigo vou falar sobre o porquê de ninguém ler o teu blog e dar algumas táticas que podes usar para mudar completamente as coisas, independentemente do nicho e da idade do teu blog. Estás pronto?

​Porque é Que Ninguém Lê o Meu Blog?

​Em primeiro lugar aquilo que tens que perceber é que as pessoas não leem o teu blog, não porque não gostam de ti ou do teu conteúdo – mas, provavelmente porque nem sequer sabem que existes. Estás perdido num oceano de milhões de websites, blogs e vários outros tipos de publicações.

​Escreves conteúdo de qualidade, atrás de conteúdo de qualidade, conteúdo que tem todas as características de se poder tornar viral, e ainda assim…

​Continua a não ser lido, continua a não ser notado.

​É aqui que as coisas começam a ficar verdadeiramente frustrantes para todos nós – fazes tudo corretamente no que diz respeito à criação de conteúdo, mas mesmo assim nada acontece.

​É deprimente!

​Então, o que podemos fazer para inverter esta situação?

​Cria Links Para Blogs Populares Que Gostes e Que Sejam Relevantes Para o Teu Tópico

​Muitos bloggers pensam que ao referenciar outros sites, vão perder leitores para a concorrência.

Pessoalmente, acho isso um conjunto de balelas. Quanto mais links criares para outros blogs (de qualidade), mais valor estás a proporcionar aos teus leitores.

​Além disso, os donos dos outros blogs normalmente têm alertas no Google ou verificam frequentemente os relatórios do Goolge Analytics, para verem quem está a falar deles e o que estão a dizer.

Criar links para outros blogs é a melhor maneira de ganhar links de volta, ser mencionado nas redes sociais, e de criar relacionamentos com os donos desses blogs.

​Interage Com Outros Blogs

​Todos os bloggers recebem muitos comentários. Muitos deles são spam, alguns são relevantes e acrescentam valor, mas raros são aqueles que são verdadeiramente memoráveis e extraordinários.

​Se conseguires comentar com frequência noutros blogs e te enquadrar na última categoria consistentemente, vais despertar curiosidade sobre ti e sobre o teu blog, o que provavelmente vai fazer com que consigas atrair mais leitores.

​Outra forma de interagir com outros blogs é responder a artigos populares e polémicos no teu próprio blog. As pessoas gostam de ver como os bloggers interagem uns com os outros e estão interessadas em ver como tu respondes a alguém que tenha uma opinião respeitada por eles.

​Esta estratégia ajuda a criar relacionamentos tanto com o dono do blog como com as pessoas que seguem o blog.

​Cria Interesse Usando Títulos Excitantes

​Todos nós somos humanos. Normalmente julgamos um livro pela sua capa e consequentemente julgamos um artigo de blog pelo seu título.

Não há maneira de fugir a isso. É a nossa natureza a agir num mundo em que o nosso bem mais valioso é o tempo.

​Saber escrever títulos é uma arte e um dos principais responsáveis pelo sucesso e popularidade de um artigo.

Se as pessoas virem um título interessante e que chame a atenção ficam mais propensas em ler o artigo, do que se o título for chato e desinteressante.

​Deves perder algum tempo na construção dos títulos dos teus artigos. Para tal deves ter em conta o seguinte:

  • ​​Deve ser ÚTIL para o leitor
  • Deve dar uma sensação de URGÊNCIA
  • ​Deve dar a ideia que o principal benefício obtido é de alguma maneira ÚNICO.
  • Deve usar todos os pontos acima, de uma maneira única e super específica

​Mas atenção, cria um título que prometa muito ao leitor, mas garante que o conteúdo do artigo cumpre essa promessa.

O Viver de Blog do Henrique Carvalho tem um guia completo de como escrever titulos, muito interessante

​Otimiza o Teu Conteúdo Para Os Motores de Pesquisa (SEO)

​Se queres ter novos visitantes para o teu blog, tens que garantir que eles te conseguem encontrar.

​Uma das maneiras dos leitores te encontrarem é ao procurarem-te no seu motor de pesquisa favorito. Por isso é importante otimizar o teu conteúdo para o Google, Bing e afins.

​A essa otimização chamamos de SEO ou Search Engine Optimization. O SEO significa basicamente escrever o teu blog de uma maneira que o torne mais provável aparecer nos resultados das pesquisas que pessoas fazem.

​Os motores de pesquisa oferecem uma oportunidade fantástica para obter tráfego, mas mesmo assim muitos bloggers ignoram este canal, mais por medo e desconhecimento, do que devido a problemas reais.

​O SEO quando feito corretamente nunca deve interferir com uma boa escrita.

Existem no entanto algumas coisas que são do conhecimento geral e que os motores de pesquisa gostam, que podemos usar de modo a ajudar o nosso blog a aparecer no topo dos resultados de pesquisa.

​O Google Search Engine Optimization Starter Guide (PDF) tem algumas excelentes recomendações e é um bom começo para quem quer começar a otimizar o seu blog.

​Publica o Teu Conteúdo Nas Redes Sociais

​A maneira mais eficiente de trazer mais pessoas para o teu blog é publicar o teu conteúdo nas redes sociais.

​O conteúdo nas redes sociais pode alastrar como um incêndio descontrolado, e é por essa razão que é muito importante usar as diversas plataformas para partilhar os teus artigos.

​No entanto, a maioria dos bloggers usa as redes sociais apenas como um canal de distribuição, ou seja, pega no conteúdo do blog e limita-se a partilhar o link dos artigos.

​Devemos respeitar as diferentes plataformas e publicar o nosso conteúdo de acordo com o contexto que cada uma das redes sociais oferece.

​Perde algum tempo a preparar o teu conteúdo para as redes sociais. Pensa como podes enquadrar o teu artigo naquela plataforma de modo a conseguires atrair leitores. Não te limites a usar o mesmo titulo e as mesmas imagens. Sê imaginativo e criativo.

Conseguir tirar máximo proveito das redes sociais, requer paciência, estudo e atenção a que tipo de conteúdo se deve publicar e como se o deve fazer.

​Introduz Perspetivas Diferentes Com Conteúdo De Outros Bloggers (Guest Blogging)

​Ter uma variedade de tópicos é importante para qualquer blog. Mas ter uma variedade de autores a escrever no teu blog que abordem o teu nicho de diferentes prespectivas pode ser ainda mais importante.

​Ao permitires que o teu blog aceite a participação de convidados, estás não só a arranjar conteúdo gratuito, como também estás a conseguir que esses convidados promovam o teu blog junto da sua audiência.

​Pensa no seguinte, se um blogger está disponível para gastar tempo para escrever conteúdo para ti, o mais provável é que o vá promover junto da sua audiência ou pelo menos promovê-lo através das redes sociais.

​Se o teu conteúdo está a começar a ficar monótono, convida outros bloggers a partilhar outro ponto de vista ou outra perspectiva sobre determinado assunto. Os novos artigos podem melhorar a qualidade do conteúdo do teu blog que por sua vez vai ficar na frente de uma audiência totalmente nova.

​Não tenhas medo de publicar artigos de outros bloggers no teu blog. É bom para ti, para ele e mais importante, é bom para os teus leitores e os dele.

​Torna o Teu Conteúdo Fácil De Partilhar

​Se tornares a tarefa de partilhar fácil, o mais certo é que alguém partilhe mesmo.

Se queres que os teus leitores partilhem o teu conteúdo com os seus seguidores das redes sociais, torna fácil o processo disponibilizando botões de partilha no teu conteúdo.

​No final de cada artigo, quando as pessoas estão à espera que lhes seja indicado o que devem fazer a seguir, oferece a possibilidade de partilharem aquilo que acabaram de ler e que ainda lhes ecoa na cabeça.

Colocar botões de partilha das redes sociais no final de cada artigo é uma ótima maneira de conseguir visitantes para o teu blog.

​Interage Com o Teu Próprio Blog

​Responde a todos os comentários que são deixados no teu blog.

Queres que a pessoa que comenta o teu artigo se sinta bem vinda, respeitada e que sinta que é merecedora de atenção.

​Tenta transformar leitores ocasionais em leitores leais...em verdadeiros fans. Interage com a tua audiência, cria uma newsletter e incentiva constantemente os teus leitores a darem feedback.

​De tempos a tempos, escolhe ocasionalmente um comentador assíduo do teu blog e mima-o, dá-lhe destaque, faz referência ao seu blog e mostra perante os outros comentadores que reconheces e dás valor à sua participação.

​Para De Fazer a Mesma Coisa Que Te Trouxe Zero Resultados

​O orador e perito em motivação Tony Robbins tem a seguinte frase famosa: "Se fizeres o mesmo que sempre fazes, vais obter sempre o mesmo que tens obtido".

​Esta frase aplica-se na perfeição no que diz respeito ao crescimento de um blog.

​Na maior parte do tempo, vemos bloggers a escrever o mesmo tipo de artigos, semana sim, semana não, e a rezar para que consigam de uma vez por todas obter resultados.

Infelizmente a coisa não funciona assim.

​Faz algo diferente, escreve para outros blogs, investe em anúncios no facebook, experimenta diferentes formatos e até diferentes estilos de escrita.

​Tenta vídeos, podcasts ou até publicar em plataformas como o Medium. Acrescenta valor e resolve problemas de maneiras radicalmente diferentes.

​Inova...mas essencialmente continua a tentar e nunca desistas.

​O Que Dirias a Alguém Que Te Dissesse Que Ninguém Lê o Seu Blog?

​Explora a blogosfera e presta atenção ao que funciona e ao que não funciona nos outros blogs. Replica o bom e evita o mau.

​Segue as estratégias apresentadas neste artigo para otimizar, divulgar e promover o teu blog, de maneira a torná-lo mais visível e conhecido.

​Concordas com o que foi descrito, ou achas que há outro tipo de estratégias que podem produzir melhores resultados?

​Deixa as tuas ideias e questões nos comentários abaixo, e se achares que este artigo foi útil, partilha-o com alguém que necessite ter mais visitas.

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...

  • Nossa, me identifiquei com a frase de Tony Robbins. Eu fiz por cerca de 3/4 anos o mesmo de sempre nos meus blogs antigos… O resultado era sempre o fracasso.

    Já com o Investida Blog está sendo diferente, já que estou me esforçando e aprendendo, criando e colocando em prática coisas novas. E agora o resultado está sendo positivo.

    • É isso aí Matheus. Se as coisas não estão a funcionar, mas continuamos sempre a fazer o mesmo não vamos conseguir obter resultados diferentes.

      Temos que experimentar coisas novas, coisas diferentes até encontrar-mos o que funciona para nós.

      Cada nicho é diferente, cada pessoa é diferente. Nem tudo funciona igual para toda a gente.

      As estratégias que dou no post, são estratégias gerais comprovadas, mas atenção podem não funcionar da mesma maneira para todas as pessoas.

      Exemplo: Há nichos que são mais propensos a se tornarem virais nas redes sociais…Se tens um nicho que gera poucas partilhas nas redes sociais, podes partilhar e partilhar que provavelmente não vais conseguir ter muito trafego. Temos que inovar, adaptar e principalmente tentar várias coisas.

      1 grande abraço