2

Mais Sobre a Criação de Conteúdo

Muito mais poderia ser escrito sobre como escrever artigos de blog eficazes – mas em vez de continuar com este tema por mais um mês ou dois, vou quebrar a minha regra sobre escrever “artigos granulares” e fazer uma série de comentários variados sobre criação de conteúdo de modo a ajudar a completar este tópico:

Conteúdo Interativo

Apesar de ocasionalmente encontrar alguns bloggers que não querem muita interação com os seus leitores, costumo receber muitas questões a perguntar como obter MAIOR interação – mais especificamente, em como ter uma secção de comentários mais interativa.

Apesar do grande impacto nos comentários ser devido ao número de visitantes do teu blog, existem algumas estratégias para obter mais comentários.

A melhor sugestão que tenho para dar sobre este assunto é: sê bastante interativo com os leitores que já tens. Começa com aquilo que já conseguiste e cresce a partir daí, em vez de te queixares constantemente daquilo que ainda não tens.

Copyright (direitos de autor)​

Este ponto é tão importante que merecia um artigo dedicado. Reconhece as tuas fontes e usa aspas quando estás a escrever algo que não é da tua autoria.

Linka para os artigos que serviram de inspiração para as tuas ideias e, se usares mais do que um ou dois parágrafos pede permissão primeiro.

Se fores educado e seguires a etiqueta existente neste mundo, vais de certeza evitar dissabores e ficar dentro da lei​.

Os Nomes são Importantes​

42% das pesquisas nos motores de busca são sobre produtos, marcas e/ou nomes de empresas. Se queres ser encontrado pelas pessoas que usam os motores de pesquisa, então deves considerar o uso de nomes como keywords (palavras-chave) no teu conteúdo.

Qualidade e Quantidade​

A qualidade dos artigos é muito importante – Eu não conheço nenhum blogger famoso que não concorde com isso. No entanto, também acredito que a maioria dos blogs de sucesso possuí uma enorme quantidade de conteúdo.

Não estou a defender a criação de montes de artigos sem significado e sem utilidade nenhuma mas, se pretendes levar o teu blog para um nível superior, deverias considerar criar uma grande quantidade de artigos no teu blog​.

Relevância​

Nos dias de hoje a relevância dos artigos do teu blog é muito importante.

Se tens um blog de noticias, não podes escrever um artigo de algo que já tem um mês de vida. O conteúdo do teu blog tem que ser relevante para o tópico onde está inserido.

Não afugentes os teus leitores criando conteúdo que não tem interesse nenhum para eles.​

Estabelece Limites​

Estabeleceste limites para o teu blog? Se não o fizeste aconselho-te a começares a pensar nisso.

Estabelecer os limites do teu blog é importante para ti (segurança pessoal, privacidade, etc), mas também para os teus leitores (o que é que os limites cobrem, aquilo que é ou não aceitável para os teus leitores contribuírem para discussões, etc)​.

Tenho a certeza que muito mais pode ser dito sobre como escrever conteúdo para o teu blog – estejam à vontade para adicionar as vossas dicas nos comentários abaixo. Se tiverem artigos relacionados com este assunto ou conhecerem algo que seja relevante para este tópico, coloquem o link nos comentários.​

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...

  • João Silva

    Bem interessante, ainda não como vou fazer mas o artigo da uma boa ideia de por onde começar. wlw

    • Olá João,
      obrigado pelo teu comentário!

      Lembra-te do seguinte, o importante é começar. Se começarmos algo, podemos sempre melhorar! Se nunca agirmos vamos ficar sempre a pensar o que poderia ter acontecido se tivéssemos iniciado.

      Aproveita o embalo do artigo e mete mão a obra.

      1 abraço.