Introdução à Monetização de Blogs

A arte de “blogar” passou por uma espécie de revolução nos últimos anos em diversas frentes.

O número de pessoas que têm um blog explodiu, surgiram uma série de ferramentas e serviços disponíveis para bloggers e, o impacto cultural dos blogs na sociedade tem sido tremendo (quase toda a gente sabe o que é um blog nos dias que correm).

Com todos estes desenvolvimentos, um tema em especial tem-se destacado - ganhar dinheiro através de blogs.

Esta é uma tendência que está a acontecer em todos os níveis, desde os bogs mais importantes (100% do top 30 dos blogs mundiais tem algum tipo de rendimento gerado através dos seus blogs), passando pelos milhões e milhões de blogs mais pequenos.​

Nos próximos artigos pretendo começar a dar a conhecer aos novos bloggers a temática de ganhar dinheiro com um blog, falando sobre as seguintes questões:​

  • Devo criar um blog com o intuito de ganhar dinheiro?
  • Quais são os métodos que posso usar para ganhar dinheiro com um blog?
  • Quanto posso ganhar com um blog?​

Estes são alguns dos pontos que tentarei abordar nas próximas semanas e, como este é um tutorial muito focado nos principiantes, estes artigos serão bastante introdutórios ao tema em questão.

​Queria chamar a atenção a quem ler os artigos desta série, que devem ter expectativas realistas com o que podem esperar sobre este tema.

​Passo a explicar:

Hoje em dia existem milhares de bloggers que estão a experimentar usar publicidade, programas de afiliados e até vender produtos nos seus blogs, no entanto, a maioria deles consegue apenas obter um rendimento residual.

É um facto que existem bloggers cujo a sua única fonte de rendimentos é o seu blog (vivem disso) - mas a verdade é que a grande maioria está num patamar em que apenas consegue ganhar dinheiro para pagar um café diário (ou semanal, para alguns).

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...