Escrever Conteúdo de Qualidade

Não há blogger que se preze, que algures no tempo não tenha criado uma lista de coisas que tornam um blog bem sucedido - no entanto, em todas essas listas aparece sempre uma afirmação sobre o facto de o conteúdo ser a peça fundamental.

'O Conteúdo é Rei' é a frase vistosa que ecoa na blogosfera há anos, e que apesar de por vezes colocar para segundo plano outros aspetos importantes do que torna um blog bem sucedido - na realidade, é a isso mesmo que se resume um bom blog.

O Que é Conteúdo de Qualidade?

Definir o que é um 'bom conteúdo' ou um 'conteúdo de qualidade' pode ser um exercício algo subjetivo (do mesmo modo que é subjetivo definir o que é um 'bom livro' ou que é um 'bom filme') e por isso um artigo como este pode gerar alguma discussão, pois cada pessoa tem a sua definição do que é 'bom conteúdo', dependendo da sua personalidade, das suas necessidades, do tópico que estão a falar e até talvez da sua ética.

Não só cada blogger tem uma diferente perspectiva do que é considerado 'bom conteúdo' - mas o mesmo também acontece com os leitores.

​Neste artigo, vou tentar desvendar alguns dos elementos que podem transformar um pedaço de conteúdo num artigo de qualidade - ou não.

Sem mais demora, aqui ficam alguns desses elementos:​

Utilidade e singularidade - para exemplificar este ponto, talvez o melhor seja voltar às origens e ao elemento mais óbvio de todos:

'Para um blog ter sucesso, o teu conteúdo necessita de ser único e útil para os teus leitores'

Como podem ver, não existe nada de novo nesta frase, mas é um algo que os bloggers devem constantemente interrogar-se quando analisam os seus blogs. É o meu blog útil?

Para quem tem interesse em marketing e já leu sobre o tema, sabe que uma das mensagens que está constantemente a ser transmitida é a seguinte:

'Começa com o cliente - descobre o que ele quer e dá-lhe exatamente o que ele deseja'

Esta é uma excelente lição para nós bloggers.

Apesar de recomendar que comeces como blogger a escrever sobre as tuas paixões, experiências e conhecimentos - é essencial que tenhas presente o teu leitor e que cries conteúdo que adicione algo há sua vida. Dá-lhe algo útil.

O Que é Conteúdo Útil?

É claro que o que é 'conteúdo útil' para mim é diferente do que é para outra pessoa qualquer, mas pode entrar numa das seguintes categorias:

  • Entretenimento - cada vez mais os blogs estão a ser usados como entretenimento. As pessoas recorrem a eles para se rirem, para saberem as últimas notícias das celebridades ou para simplesmente terem conversas descontraídas.
  • Educação - alguns leitores de blogs estão simplemente interessados em aprender algo sobre determinado tópico
  • Informação - muito dos blogs de sucesso foram criados devido há sede de informação que os leitores têm sobre um assunto, produto ou tema.
  • Debate - alguns leitores de blogs querem um lugar onde possam ter um bom diálogo à moda antiga, um bom debate ou até uma discussão sobre determinado tema
  • Notícias - muitos leitores, simplesmente querem manter-se atualizados com o que se passa no mundo, ou em alguma indústria em particular.
  • Comunidade - existem blogs com muito sucesso que exploram a necessidade que as pessoas têm de se relacionar e pertencer a algo. Muitas das vezes o tópico é completamente irrelevante.

Esta lista podia ser bastante mais longa (estejam há vontade de adicionar o que quiserem nos comentários).

Cada blog tem o potencial de ser 'útil' há sua maneira e por isso não seria aconselhável criar um blog que tente usar ao mesmo tempo tudo o que foi falado acima (apesar de muitos blogs usarem alguns destes pontos em simultâneo)

Pesquisa a Tua Audiência

A melhor recomendação que eu posso dar para criar conteúdo útil, é pesquisar a tua audiência (ou potencial audiência).

Se já tens um blog, podes fazer isso fazendo surveys aos teus leitores, ou simplesmente pedindo feedback. Eu por exemplo, na sequência de emails que envio aos leitores que estão na minha lista, tenho um email onde faço um pequeno questionário sobre quais são os seus interesses e as suas necessidades.

Se ainda não tens um blog, então vais ter que trabalhar um pouco mais arduamente na pesquisa da tua potencial audiência. Podes fazer questionários a amigos, olhar para outros blogs do teu nicho (especialmente na secção dos comentários, para veres que tipo de questões as pessoas estão a fazer) e particularmente investigar a fundo em foruns ou grupos de facebook onde usualmente existem muitas questões a serem submetidas.

Ao fazeres isso, vais começar a perceber o que a pessoas querem e aquilo que tu poderás providenciar para ir de encontro a essas necessidades.

Conteúdo Único

Outro elemento a considerar quando pensamos sobre 'bom conteúdo' é se este é 'único'.

Com blogs a serem criados a cada segundo que passa, e com a existência de blogs sobre todos os tópicos que conseguimos imaginar, o desafio para o novo blogger é conseguir criar um blog que se destaque da multidão.

Existem muito blogs que providenciam o tal conteúdo 'útil', mas que não têm leitores simplesmente porque as pessoas estão a encontrar a informação em outros locais.

Diferencia-te

O meu conselho para novos bloggers que estão a tentar entrar num tópico onde outros já estão a escrever, é navegarem por outros blogs ou sites do seu nicho e fazerem uma análise sobre que tipo de conteúdo estes estão a produzir.

Na maioria dos nichos vais perceber que todos eles apresentam informação muito simililar e quase sempre na mesma voz, tom e estilo.

Como novo blogger a entrar no tópico tens uma escolha a fazer - podes simplesmente replicar o que os outros estão a fazer e tentar fazer melhor (bastante difícil pois já têm seguidores leais, e a não ser que sejas verdadeiramente brilhante é muito improvável que consigas converter esses leitores para o teu blog) OU podes diferenciar-te de alguma maneira daquilo que os outros estão a fazer.

Isso pode significar abordar um tópico ligeiramente diferente (talvez um sub-nicho), mas também pode ser tentar escrever numa voz distinta. Podes também tentar escrever um género diferente de artigos (por exemplo, se toda a gente está a escrever artigos tipo notícia, tu podes tentar escrever artigos do tipo 'opinião´).

Se conseguires juntar os elementos 'único' e 'útil' no teu conteúdo, vais de certeza conseguir estar mais perto de teres um blog de sucesso.

Uma palavra sobre conteúdo original

Se reparares, eu neste artigo usei a palavra 'único' em vez de 'original'. Existem opiniões divergentes que afirmam que nem sempre usar conteúdo original é melhor.

Vou tentar exemplificar. Podes criar um artigo sobre determinado assunto e usar nesse artigo vários excertos ou citações de outros blogs sobre o tópico que estás a escrever, acrescentando comentários teus. Ao fazeres isso não estás a criar conteúdo original (pois estás a usar conteúdo de outros blogs), mas estás a escrever um artigo que está estruturado de uma forma única (e esperamos que, útil), pois o formato usado (com excertos e citações colocadas lado a lado ), não foi usado ainda.

No entanto, o meu conselho é tentar criar sempre conteúdo original, pois assim não será encontrado em mais lado nenhum - mas atenção, o uso inteligente e honesto do conteúdo de outros (dando sempre crédito a quem de direito e usando apenas pequenos excertos), pode ser importante se o conseguires usar de uma maneira que seja útil aos teus leitores.

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...