Como Escolher Um Tópico Para o Teu Blog

A grande maioria das pessoas quando cria um blog, fá-lo porque deseja escrever sobre determinado assunto ou interesse de cariz pessoal. Não há nada de errado com isso, e na realidade foi para isso que inicialmente foram criados os primeiros blogs.

​No entanto, se tens intenção de criar um negócio baseado em blogs, tens que ter uma abordagem diferente no que diz respeito há escolha do tópico sobre o qual pretendes criar o teu blog. Neste artigo vou tentar abordar uma série de questões que se deve colocar quando se está a considerar escolher um novo tópico para um blog.

​Tens Interesse no Tópico?

​A primeira coisa que tens que fazer é começar por identificar quais os interesses e assuntos porque és apaixonado.

Apesar de ser tentador começar um blog baseado nos interesses de outra pessoa, seja porque existe muita popularidade ou porque aparenta render dinheiro, não é lógico começar um blog num nicho no qual não tens interesse nenhum. E não é lógico devido hás seguintes duas razões:

​Em primeiro lugar se queres criar um blog que seja popular e respeitado, tens que ter a noção que isso vai levar bastante tempo e que vais necessitar de ter uma abordagem de longo prazo para atingires esse objetivo. Como resultado, tens que te perguntar 'vejo-me ainda a escrever sobre este tema, daqui a 12 meses?' Se a resposta é não, sugiro que procures outro tópico.

​A segunda razão é porque os teus leitores rapidamente vão perceber se tu és apaixonado pelo tema ou não. Os blogs que são mecânicos e sem paixão não crescem - o que faz sentido, pois ninguém quer ler algo em que o autor na verdade não acredita.

​O Tópico é Popular?

​Apesar do interesse do blogger ser muito importante, só isso não é suficiente para criar um blog popular. Outro fator crucial são as pessoas quererem ler informação sobre o tópico que estás a escrever. É a lei da oferta e da procura. Podes ter muito interesse num determinado tópico, mas se não existirem outras pessoas com o mesmo interesse vais ter grandes dificuldades em construir um blog com uma grande audiência.

​A Popularidade do Tópico Está a Crescer Ou a Diminuir?

​É preciso perceber que a popularidade dos tópicos muda ao longo dos tempos. Obviamente que é melhor entrar num nicho antes de ele se tornar popular do que entrar num nicho quando este está a entrar no seu declínio. Claro que isto não fácil de se fazer, mas se conseguires prever qual vai ser a próxima sensação que as pessoas vão pesquisar, podes ter em mãos um caso de sucesso.

​Está atento naquilo em que as pessoas estão interessadas e quais são as últimas tendências. Podes faze-lo online, mas também estar atento há televisão, jornais, revistas e até hás conversas que tens com os teus amigos.

​Qual o Nível De Concorrência Que Existe?

​Uma das principais armadilhas em que alguns bloggers são apanhados quando estão a escolher um tópico, é a de ir atrás dos tópicos mais populares sem terem em atenção a concorrência que podem ter que enfrentar nesses nichos.

Se identificaste um nicho que achas que está na berra, provavelmente outra pessoa também já o fez.

​A internet está a ficar cada vez mais lotada, e por vezes parece que não existem nichos disponíveis sobre o que escrever. Apesar de em parte isso ser verdade para alguns dos tópicos mais populares - lembra-te que não precisas de escolher o tema que toda a gente está a procurar. Por vezes são os tópicos menos populares e que têm pouca ou nenhuma concorrência que rendem mais dinheiro.

​Do Que é Que a Concorrência Se Está a Esquecer?

​Esta é uma excelente questão e que está relacionada com a pergunta anterior. A tua concorrência pode ter a vantagem de já ter uma audência estabelecida, mas tu tens a flexibilidade de poder posicionar o teu blog de maneira a preencher algum vazio que possas identificar - ao fazeres isso estás a criar um sub-nicho dentro de um tópico maior.

​Vais Conseguir Produzir Conteúdo Suficente?

​Uma das principais carateristicas dos blogs de sucesso é que estes têm a capacidade de produzir conteúdo novo sobre o seu tópico por longos períodos de tempo. Por outro lado, uma das coisas que "mata" muitos blogs é o facto de os seus autores ficarem sem ideias sobre o que escrever.

​A questão colocada pode ser dividida em duas sub-questões:

  1. Sabes o suficiente sobre o tópico de modo a criares conteúdo constantemente? Isto leva-nos há questão colocada acima sobre os teus interesses e sobre a tua paixão pelo tópico (por isso não me vou alongar).
  2. Tens acesso a outras fontes de inspiração ou de conteúdo? Hoje em dia existem muitos locais online (dependendo do tópico) que te podem ajudar a ter ideias de conteúdo.

​É Possível Ganhar Dinheiro Com o Tópico?

​Se estás interessado em ganhar dinheiro com o teu blog, necessitas de fazer alguma investigação sobre se o tópico que escolheste tem ou não potencial para ser monetizado.

​Apesar de eu defender que é possivel ganhar dinheiro com qualquer nicho (uns são mais dificeis que outros), nem todas as formas de monetizar um blog são adequadas para todos os tópicos.

​Por exemplo, os anúncios contextuais funcionam muito bem em alguns tópicos, enquanto que em outros quase não rendem nada. Existem também blogs que têm um sucesso tremendo com programas de afiliados (o truque é encontrar programas de afiliados que tenham a ver com o teu tópico) e outros que são mais adequados para a venda de produtos próprios.

​Escolhe Um Nicho

​Chegou o momento de escolheres um tópico para o teu blog. É quase impossível que encontres o tópico perfeito em todas as vertentes que falei neste artigo.

O ideal era encontrar um tópico porque fosses apaixonado, que toda a gente procurasse e que não tivesse concorrência - mas a realidade é que a maioria dos tópicos vão ter sempre algum ponto fraco. Não deixes que isso te desmotive - Vai chegar a um ponto em que vais ter que tomar uma decisão e começar a blogar.

O truque é estar consciente desse ponto fraco de modo a que possas trabalhar para ultrapassa-lo.

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...