2

A Escolha De Uma Plataforma De Blog

Este artigo aborda alguns dos aspectos que os novos bloggers necessitam de pensar, quando entram na fase da escolha de uma plataforma de blog.

​"Que plataforma de blog devo usar?"

​"Devo usar um blog grátis do Blogger.com ou devo ter o meu blog numa hospedagem própria com um domínio próprio?"

​"Devo começar com uma plataforma de blog grátis e fazer o upgrade mais tarde?"

​Estas são apenas algumas das questões que os bloggers que estão a começar colocam a toda a hora, para tentarem decidir qual a plataforma de blog que devem escolher.

​Eu não te vou dizer qual a plataforma de blog que deves escolher (não é o objetivo deste artigo) porque, como vais verificar, existem boas razões para escolher qualquer uma das plataformas apresentadas dependendo dos objetivos que tenhas para o teu blog.

​O que pretendo é trazer ao de cima algums do fatores que o novos bloggers poderão querer considerar quando estiverem a decidir sobre uma plataforma de blog.

​Algumas Questões a Ponderar Antes De Decidir Sobre Uma Plataforma De Blog

​Existem muitas plataformas de blog no mercado a concorrerem entre si. Apesar de conseguires mudar de plataforma de blog a qualquer momento (muitas delas permitem exportar e importar o teu conteúdo), existem normalmente alguns custos associados a essas mudanças (e não estou a falar só de dinheiro - se mudares de uma plataforma de blog grátis para uma plataforma de blog alojada num servidor pago, significa mudares de domínio que terá implicações ao nível do tráfego dos motores de pesquisa). O que quero dizer com isto, é que o melhor é não te percepitares e escolheres a primeira opção que te apareça - demora o tempo que for necessário, pesquisa e poderás encontrar uma plataforma de blog que te durará muitos e muitos anos.

Começa por responder a algumas das seguintes questões e vais ver que escolherás a melhor opção:

​Quais são os teus objetivos - Provavelmente a coisa mais importante a fazer quando se está a iniciar o processo de escolha de uma plataforma de blog é analisar quais são as tuas aspirações para o teu blog. Claro que para quem é principiante, pode ser difícil visualizar o seu futuro no mundo dos blogs, mas é importante tentar responder a algumas destas questões:

  • ​Vejo-me a blogar no longo prazo?
  • Qual vai ser o principal objetivo do meu blog?
  • Pretendo que o meu blog seja apenas um hobbie ou quero levá-lo mais para o lado profissional?
  • Visualizo-me a monetizar o meu blog?

Claro que há muitas outras questões que se poderia colocar, mas as respostas a estes pontos são importantes na hora de pesquisar uma plataforma de blog, pois algumas plataformas são mais adequadas a quem quer criar um blog como hobbie e outras a quem quer transformar o seu blog em algo mais profissional.

​Qual é o teu orçamento - Como em tudo na vida, também as plataformas de blog têm uma grande variedade de preços, variando entre o grátis até à solução mais cara. Existem no entanto três coisas que poderás ter que pagar:

  1. ​A plataforma de blog
  2. O alojamento para o teu blog
  3. O domínio

Diferentes plataformas de blog, oferecem diferentes níveis de serviço. O Blogger.com e o WordPress.com oferecem a plataforma, o domínio e o alojamento de graça. Já o WordPress.org (é diferente do wordpress.com), oferece a plataforma de graça, mas depois tens que encontrar e pagar o teu alojamento e domínio. Existem ainda outras plataformas como o MovableType que cobram uma licença pela plataforma e ainda tens que encontrar e pagar o teu alojamento e o domínio.

​Quais são as plataformas de blog mais usadas - Eu aconselho sempre os bloggers a seguirem o seu próprio caminho - mas no que diz respeito a escolher uma plataforma de blog, pode ser importante descobrir o que os outros bloggers estão a usar. Nos últimos anos houve diferentes plataformas de blog que apareceram e desapareceram, e tenho a ligeira sensação que o mesmo vai acontecer nos anos vindouros. Não queiras criar um blog numa determinada plataforma para vires a descobrir mais tarde que ela vai acabar por não ter grande adesão por parte da comunidade de bloggers.

​Plataformas de Blog Grátis vs Plataformas de Blog Em Alojamento Próprio

​Tendo ainda em mente as questões colocadas acima, é tempo de começar a considerar as várias opções e de te perguntares a ti mesmo sobre a questão chave em todo este processo:

​Vais escolher uma plataforma de blog grátis ou uma plataforma de blog em alojamento próprio?

​Plataformas de Blog Grátis

​Este é o tipo de blog que a maioria do bloggers começa, simplesmente porque é fácil e barato (grátis). Provavelmente o sistema mais popular é o Blogger.com - mas existem outras como o wordpress.com e o tumblr.com.

​Estes sistemas normalmente alojam o teu blog gratuitamente no seu próprio domínio. Depois de um registo relativamente fácil na sua plataforma, eles fornecem-te um endereço web (URL) que normalmente é uma combinação do seu próprio URL e o nome do teu blog. Por exemplo um blog popular no WordPress.com é o "The Marshall Report" - cujo o endereço é www.themarshallreport.wordpress.com. Podes verificar que a estrutura do endereço tem dois elementos, o nome do blog e a extensão wordpress.com. Isto significa que o blog está alojado pelo WordPress em vez de ser o blogger a ter que contratar e pagar o seu próprio alojamento e domínio.

​Prós e Contras das Plataformas de Blog Grátis

​Prós:

  • ​São Grátis - Para quem não quer ou pode gastar dinheiro.
  • São fáceis de configurar - A maioria dos blogs destas plataformas podem ser configurados em minutos. A sua configuração baseia-se em preencher alguns campos, escolher um template e selecionar algumas opções. Estes blogs são o ideal para quem não se quer chatear com a parte mais técnica dos blogs.
  • São fáceis de operar - Depois de passares pelo processo de configuração, os blogs destas plataformas são simples de operar. Obviamente que tens que aprender alguns princípios básicos, mas hoje em dia a maior parte destas plataformas de blog vêm com interfaces amigos do utilizador. Publicar um artigo é tão simples como carregar num botão.
  • São atualizados automaticamente - Se a plataforma de blog for melhorada com novas funcionalidades, esta é automáticamente atualizada para ti. Não necessitas de fazer downloads ou uploads de software, é tudo transparente para ti.
  • São indexadas rapidamente nos motores de pesquisa - Uma das vantagens destas plataformas é que elas estão alojadas em domínios que são fortes dentro dos motores de pesquisa. Apesar do teu blog não ser indexado nos motores de pesquisa logo que o crias, a maior parte dos bloggers nota que os seus blogs sobem no rank rapidamente. No longo prazo não se posicionam acima dos blogs que estão em plataformas de alojamento próprio - mas são rápidos a serem encontrados pelos leitores.

Contras:

  • Pouco costumizáveis - Uma das grandes frustações com as plataformas de blog grátis é a sua limitada capacidade de costumização. Se queres trasformar o teu blog em algo mais pessoal e único vais ter grandes dificuldades em fazê-lo nestas plataformas
  • Pouco controlo – Outra das desvantagens das plataformas de blog grátis é que tu não tens o controlo absoluto do teu blog. Apesar de o conteúdo ser teu, o url tecnicamente não o é, e por isso estás há mercê da plataforma. Por exemplo, pode dar-se o caso dos blogs dessa plataforma ficarem várias horas ou até dias em baixo. Nesse caso não podes fazer nada senão esperar que alguém dê por isso e resolva a situação. Pode também acontecer, devido a mudança de políticas, de retirarem o teu blog da plataforma sem sequer te avisarem.
  • URL genérico - Ter o teu próprio URL pode dar a sensação de profissionalismo e memorabilidade a um blog. O que achas mais memorável, www.pepsi.com ou www.pepsi.blogspot.com ?
  • Fazer o upgrade para uma plataforma de alojamento próprio pode ser difícil - Um dos problemas de se criar um blog numa plataforma de blog grátis, é se um dia decides que o melhor é avançar para uma plataforma de blog de alojamento próprio. Não estou a dizer que é impossível fazer essa mundança (conheço quem já o tenha feito), mas vais ter problemas em reter o tráfego que conseguiste criar ao longo dos tempos, bem como em não perder os teus leitores mais regulares. Subir outra vez nos motores de pesquisa e redirecionar o tráfego de um domínio para outro, não é tarefa fácil.

Para quem são as plataformas de blog grátis?

​Se o teu objetivo é simplesmente ter um blog e não estás preocupado em ter o teu próprio domínio, em puderes configurá-lo ao teu gosto ou em teres as últimas funcionalidades do mercado, então as plataformas de blog grátis são uma escolha completamente válida para ti.

​Plataformas De Blog Em Alojamento Próprio

​O outro tipo de plataforma de blog existente, é aquela em que o teu blog está alojado num servidor próprio e tem o seu próprio domínio/URL. Esse é o caso do Academia de Bloggers, que tem o domínio academiadebloggers.com, está alojado na companhia de hospedagem Siteground e usa a platadorma wordpress.org.

​Prós e Contras das Plataformas de Blog Em Alojamento Próprio

​Prós:

  • ​Total controlo do design - Dependendo da tua habilidade para o web design, podes mudar todos os aspetos do teu blog. É claro que para aqueles bloggers que não têm conhecimentos nesta área têm que se limitar a usar o que vem por defeito ou a contratar alguém para fazer o design
  • Adaptabilidade - Uma das coisas que eu gosto no wordpress.org é a quantidade de programadores que existe e que está sempre a criar plugins para fornecer cada vez mais funcionalidades ao wordpress. Se pensas em alguma funcionalidade para o teu blog, provavelmente já existe um plugin que te pode ajudar.
  • URL - Ter o teu próprio domínio é o ideal por diversas razões. Em primeiro lugar é mais fácil de lembrar, em segundo lugar é mais profissional e em terceiro lugar é mais fácil torná-lo numa marca

Contras:

  • É complicado Configurar – Apesar de hoje em dia a maioria das companhias de hospedagem oferecer instalações automáticas para as plataformas de blog, admito que para quem tenha poucos conhecimentos técnicos possa ter dificuldades em instalar e configurar um blog. No entanto, existem muitos tutoriais na internet e até nas próprias companhias de hospedagem que, com maior ou menor facilidade conseguem ajudar até os menos conhecedores
  • Custo - Apesar de a plataforma de blog ser grátis, tens que ter em conta os custos com o domínio (normalmente anual) e com o alojamento (mensal ou anual). Existem excelentes oportunidades de negócio e muitas vezes consegues alguns descontos que te podem ajudar a diminuir os custos.
  • Problemas com o alojamento - Nos contras das plataformas de blog grátis falei sobre o facto de teres menos controlo sobre o teu blog o que poderia levar a que o teu blog pudesse estar em baixo várias horas. É claro que isso também se aplica nas plataformas de alojamento próprio, pois nenhuma companhia de hospedagem está livre de problemas. No entanto, a diferença é no alojamento próprio quando o teu blog estiver em baixo, podes entrar em contato com o suporte e normalmente eles resolvem o problema rapidamente. Escolhe uma companhia de hospedagem com boa reputação para garantires o máximo uptime possível.

Para quem são as plataformas de blog em alojamento próprio?

​As plataformas de blog em alojamento próprio são ideais para quem deseja ter mais controlo e flexibilidade com o seu blog. Elas podem ser configuradas para terem um design profissional e para ter funcionalidades apenas limitadas há tua imaginação. Se desejas tornar o teu blog num negócio ou ganhar dinheiro com ele, então esta é a melhor solução para ti.

Resumindo

​Este artigo tornou-se um quanto ou quê longo e por isso espero não te ter perdido ou aborrecido pelo meio do caminho, no entanto acho que este é um tópico importante para os novos bloggers refletirem.

​Eu normalmente aconselho o seguinte... Se queres desenvolver um blog sério e tens aspirações de usá-lo de uma forma mais profissional (seja como um negócio ou para ganhar algum dinheiro com ele), recomendo que escolhas uma plataforma de alojamento próprio. Mesmo que não tenhas muitos conhecimentos técnicos, acho que vale a pena gastar um pouco de dinheiro com um domínio próprio e alojamento.

​Se apenas queres um blog para te divertires e para falares do que se passa na tua vida e não tens tempo, dinheiro ou paciência para perder com ele, então se calhar a melhor opção para ti é escolheres uma plataforma de blog grátis. São simples e rápidas de configurar e apesar de não terem tantas funcionalidades podem servir perfeitamente para as tuas necessidades.

​Atenção que este artigo não pretende ser um guia definitivo para a escolha de uma plataforma de blog. Tenho a certeza que existem muitas experiências que os leitores deste blog podem falar e por isso incentivo a que as partilhem nos comentários abaixo.

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...

  • Ricardo Esteves Bragança

    Obrigado, mais uma vez, pelas dicas. Embora não tenha definido o que é melhor pra mim, pelo menos, forneceu-me parâmetros para refletir.

    • Ricardo,
      não há uma escolha certa ou errada para uma plataforma de blog. Como falo no artigo, cada caso é um caso e depende dos objetivos de cada um.
      Com este artigo o que eu pretendo é dar a conhecer as várias opções e tentar mostrar qual a melhor escolha para cada opção.

      Posso-te dizer por exemplo, para mim escolho sempre uma plataforma de blog de alojamento próprio usando o WordPress. Porquê? Porque quero levar os meus blogs a sério, tentar criar uma marca e passar uma imagem de profissionalismo.

      Abraço

      p.s – é um prazer ter-te a ler o meu blog e a comentar os meus artigos