Devo Ganhar Dinheiro Com o Meu Blog?

Todos os dias encontro bloggers que ouviram histórias de blogs que fazem muito dinheiro e que também gostariam de experimentar ter algum tipo de rendimento do seu blog.

Um dos conselhos que tento dar (que nem sempre é seguido) é que antes de começarem a encher os blogs com anúncios, façam uma pausa e questionem-se se ganhar dinheiro com os vossos blogs é o mais apropriado para vocês.

Apesar de esta ser uma questão um tanto ou quanto ridícula (qual é o mal de ganhar dinheiro?), eu penso que vale a pena pelo menos fazer uma reflexão.

Nem todo o blog é apropriado para se ganhar dinheiro e nem todos os bloggers têm como objectivo o dinheiro.

Existem muitas razões porque as pessoas criam blogs, e ganhar dinheiro é apenas uma delas. Aqui ficam algumas respostas que me deram quando eu perguntei a alguns bloggers porque é que blogam:​

  • "Eu tenho um blog porque me ajuda a relaxar"
  • "Eu tenho um blog para me ajudar a promover o meu livro/negócio"
  • "Eu tenho um blog para registar o meu dia a dia"
  • "Eu tenho um blog porque quero ajudar outras pessoas"
  • "Eu tenho um blog porque é divertido"
  • "Eu tenho um blog porque quero ser conhecido"
  • "Eu tenho um blog para ganhar dinheiro"

Não há problema nenhum em ter várias motivações para blogar - mas os bloggers que estão a ponderar monetizar os seus blogs, necessitam de ter a noção que, se seguirem esse caminho, existem certas implicações que podem ter influência nos seus outros objectivos.

Nem todas as pessoas que têm um blog têm como objectivo ganhar dinheiro com ele.

Posso dar o exemplo de uma pessoa com que me cruzei na blogosfera, e que possuía um blog com um número bastante considerável de seguidores leais e cujo o tópico do blog era excelente para ser monetizado.​

Essa pessoa escrevia excelente conteúdo e de forma consistente.

Aquele blog chamou-me a atenção porque a audiência era bastante participativa e a maneira como era escrito fazia com que tivesses que ler os artigos até ao fim. Tinha todos os componentes para ser uma máquina de gerar dinheiro.

Entrei em contacto com a pessoa e ofereci-me para a ajudar (isto totalmente grátis e sem interesses escondidos) a monetizar o blog e para o fazer crescer. A resposta que obtive foi surpreendente para mim:

Obrigado pela oferta, mas não tenho interesse em ganhar dinheiro com o meu blog. Eu faço isto apenas para libertar as minhas frustrações e porque me ajuda a desanuviar ao final do dia”.

Queria realçar que a pessoa em questão estava no momento a passar dificuldades financeiras.​

Como podem verificar, monetizar um blog não é adequado para todas as pessoas. Existem blogs cujo o seu principal objectivo vai muito além do ganhar dinheiro.

Antes de decidirem monetizar os vossos blogs parem, e reflitam se é esse o caminho certo para vocês e para os vossos objetivos e, mais importante do que isso, se esse é o caminho certo para a vossa audiência.​

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais…