Conteúdo Visualmente Pesquisável

Torna os teus artigos visualmente pesquisáveis - uma das coisas que digo a todos os bloggers, é para terem em atenção que o típico utilizador da internet normalmente não permanece muito tempo numa página web - como resultado, também não lê muito do seu conteúdo, por isso criar conteúdo que seja visualmente pesquisável é uma estratégia útil para usar no teu blog.

Um estudo que encontrei diz que só 16% das pessoas lê palavra por palavra quando estão online, e que a pessoa típica só consegue compreender cerca de 60% daquilo que lê.

Em vez de lerem palavra por palavra - as pessoas 'passam os olhos' pelas páginas web para obterem informação - procurando palavras chave, frases e pistas visuais.

Aqui ficam algumas dicas e técnicas que podes usar para trabalhares em prol dos teus leitores que somente 'passam os olhos' pelo teu conteúdo:

  • Listas - A maioria dos utilizadores da internet são 'preguiçosos' e não têm paciência. Uma lista ajuda a comunicar facilmente e rapidamente um conjunto de pontos.
  • Formatação - Usa o bold, letras maiúsculas, itálico e sublinhado para enfatizar pontos de vista. Não exageres, pois corres o risco de frustar o teu leitor. Considera também mudar o tamanho, a cor e o estilo da tua fonte para chamares a atenção dos teus leitores para os pontos mais importantes.
  • Cabeçalhos e sub-cabeçalhos - Usar cabeçalhos a meio dos teus artigos ajuda na sua estrutura, mas também consegue atrair os olhos dos teus leitores para a parte de baixo da tua página e assim ajudá-los a encontrar partes do teu artigo que lhes possam interessar mais.
  • Imagens - O uso inteligente de imagens nos teus artigos pode chamar a atenção, realçar pontos e atrair as pessoas para o grosso do teu contéudo - Não há nada pior de que um monte de texto numa única página - parte-o!
  • Espaço - Não sintas a necessidade de preencher todos os centímetros do teu ecrã - em vez de fazeres isso cria espaços pois estes ajudam os leitores a não se sentirem assoberbados e mais uma vez consegue dirigir os olhos dos leitores para o que está dentro desses espaços.
  • Parágrafos curtos - Os leitores tendem a perder-se quando existem grandes blocos de texto - parte o texto em pequenos blocos e vais ver que eles permanecem mais tempo no teu blog.
  • Não enterres as tuas ideias - Torna as tuas ideias principais o mais claras possível. Uma técnica para garantir isso, é conseguir explicar a tua ideia principal nas primeiras frases, em vez de escreveres e escreveres para depois a enterrares no final do teu artigo quando fizeres a tua conclusão.

Todas estas técnicas aqui apresentadas são importantes para ajudar os teus leitores a não se perderem no teu conteúdo, mas também para conseguir que eles permaneçam o maior tempo possível no teu blog e usufruam do que crias para eles.

Costumas usar alguma destas técnicas quando estás a escrever os teus artigos​?

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...