4

Como Usar Títulos Eficazmente no Teu Blog

A minha mãe sempre me ensinou que as primeiras impressões são as mais importantes.

Fora o design do teu blog, talvez a melhor maneira de causar a 'tal' primeira impressão é através dos títulos dos teus artigos.

Os títulos são importantes em diversos aspectos, incluindo:

  • Chamar a antenção nos motores de pesquisa - Se fores ao Google e introduzires uma qualquer palavra que te lembres, vais obter milhões de resultados. O que é interessante é que para a maioria dos resultados de pesquisa que são retornados pelo Google (e outros motores de pesquisa) existe muito pouca coisa que faça o leitor decidir qual o resultado a clicar. Existe um título, um pequeno excerto e um URL. Destes elementos aquele que mais se destaca é o título e é aquele que eu acredito que é a chave para obter clicks dos motores de pesquisa.
  • Obter a atenção dos leitores de RSS - Numa maneira muito similar aos motores de pesquisa, os títulos têm a habilidade de chamar a atenção daqueles que seguem o teu blog via RSS. Mesmo que os teus feeds contenham os artigos completos em vez de terem só excertos, tenho a certeza que a maioria dos leitores que usam agregadores RSS, fazem uma pesquisa pelos títutlos dos artigos para encontrarem coisas de interesse em vez de lerem o texto completo.
  • Leitores leais - Bons títulos também influenciam a maneira como os teus leitores leais interagem com o teu blog. Como já mencionei anteriormente - as pessoas "passam os olhos" pelas páginas do teu blog e, uma das melhores maneiras de as fazer parar, é captar a sua atenção com um bom título que as deixe suficientemente intrigadas, que as leve a abrandar e que as faça realmente ler algum do teu conteúdo que tanta energia e tempo dispensaste para criar.

Como Usar Títulos Eficazmente

Existem muitas estratégias que os bloggers de sucesso usam para chamar a atenção para os seus artigos usando títulos.

Não existe uma maneira certa ou errada, e como muitos outros aspectos da criação de um blog, aquilo que é considerado um "bom título" pode ser algo subjetivo.

No entanto, poderás querer ter em conta os seguintes seis factores quando estiveres a escrever títulos para os teus artigos de blog:

  1. Mantém a simplicidade​ - A maioria das opiniões relativamente a títulos, concorda que os mais eficazes são curtos, simples e fáceis de entender. Por vezes consegues chamar a atenção se quebrares estas regras, mas cuidado pois também podes confundir e frustar os teus potenciais leitores. Títulos curtos também são bons para os motores de pesquisa - mantém o título com menos de 40 carateres e vais conseguir assegurar-te que ele aparece completo nos resultados de pesquisas.
  2. Chama a atenção - Um bom título consegue separar os teus artigos da confusão que existe à volta deles e levar os teus leitores a se focarem no seu conteúdo. Podes chamar a atenção ao usar táticas que provoquem choque, que prometam grandes coisas, que gerem contorvérsia ou até confusão. Estas táticas funcionam bastante bem a chamar a atenção das pessoas - mas é preciso alertar que podem causar mais prejuízo do que benefícios se o resto do artigo não entregar aquilo que o teu título promete. Não tentes chamar a atenção, só para 'enganar' os teus leitores e levá-los a pensar que tu vais 'entregar' algo que não vais conseguir fazê-lo.
  3. Vai ao encontro a uma necessidade - Um título eficaz, leva as pessoas a lerem um artigo porque elas sentem que tu tens algo para dizer que elas NECESSITAM de ouvir. Muitas vezes os artigos mais lidos são aqueles que começam com "como fazer..." ou "tutorial de..." que mostram aos leitores que eles vão aprender a resolver um problema ou vão colmatar alguma necessidade que possam ter.
  4. Descreve - Existem alguns leitores que lêem um artigo mesmo que o título não diga muito sobre aquilo que eles vão ler - mas a maioria dos leitores necessita de saber algo sobre aquilo que vai encontrar num artigo se eles decidirem le-lo por completo. Os títulos devem descrever (em poucas palavras) aquilo que os leitores vão obter nos artigos que estão prestes a ler.
  5. Usa palavras chave - Os títulos são uma parte importante do SEO. Se queres maximizar a sua importância, necessitas de ponderar o uso das palavras chave no título para as quais queres que o teu artigo seja encontrado. Isto pode ser uma tarefa algo desafiante se estás a tentar manter o título simples e estás a tentar chamar a atenção - mas pode ser feito. Tenta usar as palavras chave no início do título, pois pensa-se que têm um maior efeito em termos de SEO.
  6. Uma última dica - Pensa bem nos teus títulos e demora o tempo que for preciso na sua criação. Muitos bloggers colocam muita energia e esforço a escrever artigos envolventes e interessantes - mas depois usam um título desasustado e sem sentido o que provavelmente vai fazer com que esse artigo nunca seja lido.

Trata os teus títulos como se fossem uma mini publicidade do teu trabalho. Gasta alguns minutos antes de clicares no botão de publicar, para garantires que o teu artigo está em ordem - mas também que o teu título está construído de forma a garantir que as pessoas vão ficar interessadas o suficiente para ler o teu artigo.

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...

  • Telmo S. R.

    Nuno, por curiosidade, ou até como indicador… quanto tempo demoras em média a escolher os teus títulos? Obrigado, Telmo.

    • Olá Telmo,
      obrigado por comentares.

      Normalmente eu escolho um título antes de escrever o artigo e depois mediante o que escrevi tento optimizar esse título. Em média demoro cerca de 15 a 20 minutos com um título, mas depende também do tema do artigo. Existem tópicos em que é mais fácil criar títulos que outros.

      Por vezes, chego a ter 3 títulos que gosto para um artigo. Nessa situação tenho uma ferramenta que apresenta aleatóriamente os 3 títulos a quem visita o blog. Quando tenho uma amostra suficiente opto pelo título que teve mais cliques

      Abraço

  • Maria Abreu

    Muito útil este artigo! Vou por em prática estes conselhos, obrigada pela partilha!

    • Olá Maria,
      obrigado por comentares.

      É sempre bom saber que aquilo que estamos a criar tem utilidade e que ajuda quem lê o blog, Fico contente por isso,

      Se necessitares de alguma ajuda, é só dizeres.