Bem Vindos ao Relançamento do Academia de Bloggers

A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.

Confúcio

Este é um momento que eu ansiava há meses e que mal posso esperar para partilhar convosco.

Vamos Recuar Um Pouco No Tempo

​O Academia de Bloggers nasceu da minha incapacidade em ter sucesso com dois blogs que tive no passado. Durante quase dois anos criei e mantive, primeiramente um blog sobre apostas desportivas, e mais tarde um blog sobre negócios online.

Dia após dia tentava aprender estratégias para ganhar leitores, escrever conteúdo e descobrir como poderia monetizar os meus blogs.

Lia e relia sites da especialidade e tentava replicar tudo aquilo que ia aprendendo, mas a verdade é que tudo o que ia descobrindo era muito vago e teórico e por isso tinha grandes dificuldades em implementar​.

Resultados práticos….Quase nenhuns!

Por mais que lesse, por mais que investigasse não conseguia entender porque é que alguns blogs tinham audiências enormes e altos rendimentos e os meus não conseguiam atrair mais de uma dúzia de leitores.

​A frustração foi tanta, que acabei por abandonar os dois blogs.​

​Foi nesse momento de enorme desilusão que tomei uma decisão: ia aplicar-me a fundo e embarcar numa busca de conhecimento que me permitisse entender e dominar todos os componentes que fazem um blog de sucesso.

​Nasce o Academia de Bloggers

​Como resultado dessa decisão, em Janeiro de 2016 nasce o Academia de Bloggers.

O objectivo era claro, queria criar algo que ajudasse todos aqueles que quisessem criar um blog, algo diferente de tudo aquilo que existia na blogosfera.

Um local onde fosse explicado e ensinado exactamente como funcionavam as coisas, porquê é que funcionavam e como se deviam implementar passo a passo. A ideia era transformar o blog num manual de instruções onde estariam documentadas técnicas e estratégias que permitissem a QUALQUER pessoa criar um blog de sucesso.

Mais ninguém iria sentir a frustração que eu senti.

Durante alguns meses foi isso que tentei fazer e, olhando para trás, considero que criei algum conteúdo de qualidade um pouco diferente do que se publicava até então. São exemplos disso os artigos 75 Ideias de Temas Para Criar Um Blog, Como Gerar 10 Ideias de Artigos Para o Teu Blog ou do A Escolha De Uma Plataforma De Blog.

​No entanto à medida que o tempo passava, com a “obrigação” de ter que publicar semanalmente e com a falta de planeamento, fui entrando pelos mesmo caminhos que tanto criticava.

Comecei a criar conteúdo para “preencher” calendário, que abordava os mesmos assuntos que se falava pela blogosfera, que não ensinava nada e que acrescentava muito pouco a quem queria aprender algo sobre blogs.

Devido a isso, manter o blog estava a tornar-se um sacrifício….uma obrigação. Estava a cair no cliché de ser generalista, de falar o mesmo do que os outros e, pior do que isso….sentia que não estava a acrescentar nada de novo ao mundo dos blogs.

A lacuna que eu tinha identificado que existia no nicho “criação de blogs” e que eu tinha decidido combater, estava cada vez mais presente no meu trabalho.

​Quando me apercebi do que estava a acontecer, e apenas 6 meses depois de ter lançado o Academia de Bloggers, decidi interromper o projecto para fazer uma introspecção sobre o que é que a meio do percurso tinha corrido mal.

Video de Boas Vindas​

​Foi assim durante 9 meses, até que chegamos ao dia de hoje….o dia do relançamento do Academia de Bloggers.

O Que Esperar do Academia de Bloggers 2.0

O propósito geral do Academia de Bloggers mantém-se o mesmo que inicialmente tinha idealizado.

Pretendo mudar o panorama de como se criam e fazem crescer blogs. Quero ajudar a transformar blogs em negócios, usando uma linguagem simples e clara, que seja fácil de entender de modo a tornar-se fácil implementar.

Quero oferecer inovação, métodos, tácticas e estratégias novas, que possam ser implementadas por qualquer pessoa e que dêem resultados práticos.

O meu grande objectivo é transformar a vida das pessoas - dos donos dos blogs e da sua audiência -

Vou mostrar que cada blog é um blog, que cada nicho é diferente e que não existe uma fórmula mágica.

Pretendo que ninguém se volte a sentir perdido neste mundo, como eu andei!​

​Como Pretendo Faze-lo

​Desejo que o Academia de Bloggers seja realmente diferente do que existe atualmente.

O conteúdo a ser criado vai ser altamente prático, vai explicar o porquê das coisas, como elas funcionam e a razão de ser delas.

Pretendo que quando os leitores estiverem a consumir o conteúdo do blog, sintam que estão a olhar por cima do meu ombro, a ver passo a passo o que estou a fazer e porque é que estou a fazer dessa maneira.

Qual a Razão Desta Abordagem

Em primeiro lugar, acho que existem grandes lacunas neste nicho.

Existe muito a falta de ideias novas, estratégias inovadores e diferentes.

Todos “ensinam” da mesma maneira, as mesmas coisas e tudo de uma forma muito genérica e teórica, o que significa que no final quem tem sucesso são aqueles que têm uma lista de conhecimentos maior que os ajuda a divulgar e a publicitar. 

O peixe miúdo normalmente não se safa pois tem grandes dificuldades em implementar as estratégias genéricas, pouco práticas e que normalmente só resultam em blogs de grande dimensão e em determinados nichos.

Depois, esta abordagem deve-se também ao facto de eu já ter passado (e ainda passo) pelos mesmos problemas e pelas mesma dificuldades.

Eu sei o que gostaria de ter ouvido, de ter aprendido e como queria que me tivesse sido explicado. Há sempre um passo pelo meio de uma estratégia que ninguém sabe como apareceu…e é isso que eu quero mudar…quero mostrar tudo!

​Que Novidades Podem Esperar

​Além do novo estilo de conteúdo que vai ser altamente prático, existem algumas mudanças em termos de design, navegação e até na interação com os leitores que estão inscritos na newsletter.

Estruturei o blog em torno de 7 categorias para assim os leitores que querem aprender sobre determinados assuntos, não se percam nas catacumbas dos blog.

Com estas modificações pretendo que o blog se torne mais intuitivo e mais fácil de navegar e que permita que as pessoas aprendam aquilo que pretendem aprender, sem perder muito tempo e sem se cansarem de andarem à procura do que querem no meio de dezenas de artigos.

O lema é: aprender rápido para ter tempo de implementar.​

A newsletter também foi completamente reformulada e contém grandes novidades.

Tentei “personalizar” o seu conteúdo para os diferentes níveis onde se encontram as pessoas.

Assim uma pessoa com um nível mais avançado por exemplo, não irá receber (a não ser que queira) dicas e estratégias básicas de como criar um blog e, um principiante não irá receber ainda antes de ter um blog, estratégias avançadas de como implementar um funil de vendas.

Mas isto é só o inicio…esperem ao longo do ano muito mais novidades que vão aparecer…prometo que não se vão arrepender

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais…