5

É Um Blog o Tipo de Site Ideal Para Ti? 18 Perguntas Para Potenciais Bloggers

Sou um grande entusiasta dos blogs. Para mim são a ferramenta ideal para conseguir publicar conteúdo on-line de uma forma simples e rápida.

Nos últimos anos vi grandes bloggers usarem os seus blogs para criarem uma forte presença online, de tal modo que conseguem mover multidões e influenciar opiniões.

​Os blogs são espetaculares (na minha perspetiva), mas não são o derradeiro tipo de site.

Não têm todas as respostas e não são apropriados para todo o tipo de aplicação ou situação.

​Pode ser que depois de analisares as tuas necessidades, a tua personalidade, as tuas expetativas, a tua experiência e até o teu estilo, venhas a descobrir que criar um blog é o que necessitas para o teu propósito - mas também podes chegar há conclusão que existem outras aplicações na internet, que se podem adaptar melhor aquilo que pretendes.

Não te precipites a ir criar um blog por pensares que isso te vai trazer o mundo.

Deixo aqui uma lista de 18 perguntas, que podes querer colocar antes de entrares no mundo dos blogs. Coloquei alguns comentários em cada uma delas de modo a explicar o meu ponto de vista.

​Estas questões são uma lista de qualidades de alguns bloggers de sucesso que eu estudei.

Se não tiveres estas qualidades, não significa que este é o fim do teu sonho como blogger. A lista tem um quanto de idealista e as perguntas estão aqui para ajudar potenciais bloggers a entrar no mundo dos blogs com os olhos bem abertos e, a tomar boas decisões sobre se um blog é a ferramenta ideal para eles.

Esta lista pode também ajudar os futuros bloggers a pensar que tipo de blog podem querer criar e quais as habilidades que poderão querer desenvolver.

​Sem mais demora, deixo aqui as 18 perguntas:

  1. Gostas de escrever? - Os blogs são predominantemente um meio escrito (apesar de hoje em dia existirem outros estilos de blog). Se não gostas de escrever, então existem grandes probabilidades de não gostares de blogar.
  2. Comunicas bem? - Nem só os bons comunicadores devem ter blogs, mas comunicar bem pode ser uma vantagem para quem quer ter um blog.
  3. Queres ser a principal voz do teu site? - Os blogs são excelentes para criar comunidades, mas geralmente têm como ponto central uma pessoa. Se procuras algo em que qualquer pessoa possa iniciar uma conversa então se calhar um fórum é melhor para ti.
  4. Tens iniciativa? - Começar um blog requer um pouco de iniciativa. Hoje em dia existem ferramentas que permitem criar um blog facilmente, no entanto os blogs não se gerem sozinhos e é necessário uma pessoa motivada para tratar de todas essas tarefas.
  5. És disciplinado? - Os blogs necessitam de atenção regular. Apesar da publicação diária não ser essencial, quanto mais publicares melhor. Achas que te consegues motivar de forma a escrever diariamente?
  6. Tens tempo disponível? - Tens tempo suficiente no teu calendário para escrever frequentemente? Não te esqueças que para além de ter que escrever frequentemente tens que moderar comentários, responder aos leitores e criar relações com outros bloggers. Tens tempo disponível para isso tudo?
  7. Melindras-te facilmente? - Se criares um blog, existe uma grande probabilidade de começarem a escrever sobre ti ou sobre algum aspeto daquilo que estás a fazer. Isso é excelente quando os comentários dos outros são positivos e concordantes com o que estás a fazer - mas todos nós sabemos que não é muito agradável quando se é criticado (umas vezes justamente, outras vezes injustamente). Tens a capacidade de aguentar as críticas?
  8. Tens alguma habilidade técnica? - Para ter um blog não é necessário teres grandes conhecimentos técnicos, mas é uma vantagem ter a capacidade de aprender alguns dos aspectos mais "hardcore" deste mundo. Por vezes vais necessitar de fazer uns "ajustes" ao teu blog, e saberes como fazer isso pode vir a dar muito jeito.
  9. És humilde e tens o Ego ajustado? - A blogosfera está cheia de egos gigantes e de pessoas que se acham as maiores do mundo, no entanto é aquele blogger que é humilde que normalmente chega ao topo. Conseguir o equilíbrio ideal entre um bom ego e humildade é o segredo para um blog de sucesso. Encontrar esse equilíbrio nem sempre é fácil.
  10. Estás disponível para aprender? - No mundo dos blogs, todos sabemos alguma coisa mas ninguém sabe tudo. Isto aplica-se a qualquer tópico em que queiras entrar. Os melhores bloggers estão disponíveis para partilhar aquilo que sabem, mas também procuram promover aquilo que os outros sabem, desta maneira toda a gente aprende.
  11. Gostas de ler? - Saber escrever é muito útil para quem quer um blog - mas ter a capacidade de ler o que os outros escrevem também é muito importante. Podes ter a certeza que por cada artigo que eu escrevo, leio pelo menos meia dúzia deles.
  12. És uma pessoa organizada? - Ser organizado é uma das caraterísticas mais importantes num blogger. Se tens intenção de levar o teu blog mais a sério, vais chegar a um ponto em que vais ter que ser muito organizado. Com e-mails a chegar, escrever em múltiplos blogs e sobre diversos tópico e ainda moderar comentários é muito fácil o tempo passar e não produzires nada de significativo.
  13. És uma pessoa sociável? - Vou colocar as coisas desta maneira, ao final do dia tudo se resume a conseguires criar relacionamentos com a tua audiência. Se não gostas de pessoas então teres um blog pode tornar-se numa tarefa desafiante.
  14. És uma pessoa criativa? - Mais uma vez, isto não é uma caraterística "necessária" - apenas uma vantagem competitiva. A internet está cheia de ruído, e ser capaz de criar conteúdo que se destaque na multidão e que surpreenda a tua audiência é uma vantagem competitiva muito importante.
  15. És consistente? - Uma das razões porque alguns bloggers não conseguem fazer crescer o seu blog é porque não conseguem ser consistentes. Muitos bloggers estão constantemente a mudar o tópico do seu blog, ou a aumentar a expectativa nos seus leitores no que diz respeito à frequência de publicação para depois não conseguirem cumprir. Tudo isto pode fazer com que percam o respeito da sua audiência. A verdade é que ninguém gosta de um blog aborrecido, mas também é verdade que as pessoas gostam de saber aquilo que lhes espera dia após dia.
  16. És honesto e transparente? Se a tua resposta foi não, então provavelmente mais cedo ou mais tarde vais ser descoberto. A blogosfera tem uma cultura em que as pessoas olham umas pelas outras e em que gostam de investigar onde tu não queres que elas investiguem. É normal estabeleceres fronteiras sobre aquilo que queres e não queres escrever, mas vai chegar a um ponto em que vai ser necessário falares sobre possíveis conflitos de interesses e de te responsabilizares pelas coisas que dizes.
  17. Estás disponível para trabalhares no duro? - O quanto estás disponível para trabalhar no teu blog vai depender dos objetivos que tens para ele. Se tens como objetivo ser a próxima sensação da internet, então garantidamente vais ter que trabalhar no duro. Mas claro, isso é como tudo na vida.
  18. És melhor a escrever ou a falar? - A maioria das pessoas tem uma preferência sobre o meio com que preferem comunicar. Se falar é o teu forte, então se calhar devias ponderar criar um podcast ou vídeos no Youtube.

Antes de terminar quero referir que estas perguntas são mais direcionadas as pessoas que querem levar mais a sério o seu blog, seja como um negócio ou como uma fonte de rendimento.

​Tenho a certeza que existem muitas outras perguntas que deveriam de ser colocadas antes de decidires se um blog é ou não a ferramenta ideal para ti (está à vontade para sugerir mais, nos comentários abaixo), mas estas são aquelas que eu acho que são as mais importantes.

Nuno Cabral
 

É um estudioso dos mundo dos blogs e dos negócios digitais e tem a ambição de um dia conseguir viver unica e exclusivamento dos rendimentos obtidos nos seus negócios online. Sabe mais...

  • SantOOs

    Muito bom artigo. É muito importante procurar e encontrar as respostas a essas perguntas, creio que se não estão todas, pelo menos essas levam as questões que possam faltar. Abraço,

    • Olá,
      As pessoas pensam que criar e manter um blog é fácil. Por um lado têm razão porque podes faze-lo em menos de 10m, mas para ter um blog de sucesso, um blog que seja mesmo bom e uma mais valia para quem o segue, dá trabalho e é preciso uma série de carateristicas que nem todas as pessoas têm

      Eu acredito, que qualquer pessoa pode adquirir essas carateristicas…mas é preciso querer e muito trabalho.

      Estas perguntas servem para uma pessoa avaliar se tem o que é preciso, mas mais importante que isso serve para as pessoas perceberem as áreas onde devem melhorar para conseguir ter um blog de sucesso

      Abraço

  • Ricardo Esteves Bragança

    Ótimos questionamentos para se ter uma ideia da dedicação necessária.

    • Olá Ricardo,
      normalmente as pessoas pensam que ter um blog é fácil e não dá trabalho, mas se queremos levar o nosso blog a sério e se temos objetivos para ele, então vamos ter que colocar muita dedicação, estudo e trabalho.

      abraço

  • Ricardo Esteves Bragança

    Muito legal, obrigado!